Entenda porque a admissão digital de pessoal já é considerada uma das melhores soluções da atualidade para o RH das empresas.
A transformação digital já era uma grande tendência para empresas de todos os setores no início de 2020, antes mesmo da pandemia causada pelo novo Coronavírus trazer mudanças radicais no universo corporativo e na sociedade como um todo.
Com a necessidade de isolamento social, a transformação digital foi acelerada. Passou a ser uma necessidade não só para a continuidade do funcionamento da economia em um contexto tão adverso, mas também como forma de prevenção e combate à pandemia.
O RH é um dos setores das empresas que mais gera volume de documentos físicos e digitais, desde a admissão de um novo colaborador até a rescisão de seu contrato.
Tudo isso exige uma gestão eficiente, pois sem um controle adequado, a área de seleção não fecha as vagas no prazo definido, colaboradores podem ser admitidos com a documentação irregular e o RH perde muita produtividade, além de poder acarretar problemas com a segurança de dados dos colaboradores e até da empresa.
Com o isolamento social, grande maioria das empresas passou, ao máximo possível, a atuar digitalmente. Com colaboradores em casa sempre que possível, o processo de admissão do RH também passou a ser online por questões de segurança.
Vagas já eram anunciadas em meio digital e currículos já eram recebidos digitalmente desde a década de 2000. Porém, as entrevistas passaram a ser online, assim como todo o processo de admissão de um novo colaborador, seu registro e tudo o que diz respeito ao seu novo vínculo na empresa.
Garantindo a eficiência da admissão digital de pessoal
Embora pareça simples, sem metodologias de gestão ou soluções tecnológicas, o processo de admissão, mesmo digital, pode se tornar um grande problema.
A nova Lei Geral de Proteção de Dados está mais exigente o que obriga as empresas a pensarem em ter muito mais rigor para a proteção dos dados dos clientes, dos colaboradores e também da própria empresa.
Tudo isso vem acontecendo porque, à medida que as informações migram para o mundo digital, elas precisam ser acompanhadas de total segurança. Ou seja, o investimento em tecnologia deve ser assegurado por segurança proporcional dos dados manipulados.
Quanto mais você investe na eficiência dos processos e na segurança e transformação digital de todo o seu sistema de admissão, mais produtivo o seu RH se torna.
Por isso, a Easy Doc criou uma solução que já se tornou indispensável para as empresas que a aplicaram no RH: o Easy Doc Bot, que garante um processo automático de conferência de documentos admissionais para RH, totalmente personalizada e com total segurança.
O que é e como funciona o Easy Doc Bot?
O Easy Doc Bot é uma plataforma para simplificar a comunicação da seleção com o colaborador e automatizar a solicitação e envio dos documentos do processo admissional.
Para o departamento de seleção de pessoal, o Easy Doc Bot envia mensagens para o WhatsApp ou email dos candidatos aprovados e facilita, para o novo colaborador, a digitalização de toda documentação obrigatória à contratação (Onboarding). Por inteligência artificial e humana, identifica e confere toda documentação enviada e, caso falte alguma informação ou documento para a admissão, via chat bot, em tempo real, automatiza a cobrança e alertas sobre os documentos pendentes, evitando erros e perda de tempo.
A análise dos documentos é extremamente precisa e a plataforma consegue fazer a leitura e extração dos dados mais importantes da foto de cada documento enviado (o Easy Doc Bot também analisa a qualidade da captura da foto). A solução foi desenvolvida e idealizada para se encaixar no seu negócio de forma personalizada, sendo configurada de acordo com o fluxo do seu RH e para diferentes tipos de documentos.
O sistema oferece ainda assinatura eletrônica do contrato de trabalho ou formulários de benefícios e outros documentos que exijam a assinatura do colaborador.
Opcionalmente a solução conta ainda com API para consultas cadastrais em bases públicas, facilitando o enriquecimento e atualização de dados sensíveis para o onboarding dos colaboradores. Os dados capturados nos documentos são facilmente integrados com qualquer sistema, como de Recrutamento e Seleção, sistemas de Folha de Pagamento e o eSocial.
Contratações 100% automatizadas
Soluções como o Easy Doc Bot permitem que, após subir o documento na plataforma, uma série de funções de conferência, análise, e cobrança de documentos pendentes que deveria caber ao time de seleção, fica completamente automatizada.
Isso evita erros, extravios, tarefas repetitivas, pendências, reduz custos e permite que a equipe ganhe performance para atingir metas e ter um olhar mais estratégico para o RH da empresa, sem se prender ao operacional.
Além disso, a plataforma garante mais segurança para os documentos e informações, uma vez que centraliza e controla o seu acesso apenas para as pessoas autorizadas.
O Easy Doc Bot é oferecido junto a expertise e consultoria de especialistas em tecnologia e RH, com mais de 20 anos de atuação neste segmento.
Preservamos as normas, cultura e processos auditáveis dos nossos clientes, nossa solução está em plena conformidade com a LGPD, o que garante, segurança, eficiência e velocidade para uma atuação impecável do RH.
Transforme sua área de admissão mais estratégica, integrada e mais ágil com o Easy Doc RH – Admissão Digital.