A logística é uma área em constante evolução, impulsionada por inovações tecnológicas e processos otimizados. Comemorando a 100ª edição da revista Mundo Logística, é com grande orgulho que a Easy Doc celebra sua contribuição ao setor em 2009, destacada na linha do tempo dos “100 fatos que mudaram a logística brasileira”.
Em 2009, a Easy Doc lançou a solução de Comprovante de Entrega Digital, uma ferramenta que revolucionou a maneira como as entregas eram confirmadas e registradas e a rotina dos profissionais envolvidos. Antes dessa inovação, o processo era predominantemente manual, sujeito a erros e ineficiências.
Nossa solução digitalizou este processo, proporcionando maior precisão, agilidade e confiabilidade. Desde então, continuamos a desenvolver tecnologias que impulsionam a eficiência operacional e a satisfação do cliente.
Esta homenagem da revista Mundo Logística reforça nosso compromisso em liderar a transformação digital no setor de logística. Agradecemos a todos os nossos colaboradores, clientes e parceiros por confiarem em nossas soluções ao longo desses anos.
Parabéns à revista Mundo Logística pela 100ª edição e pelo papel crucial que desempenham na disseminação de conhecimento e inovações no setor. Continuaremos a inovar e a apoiar o crescimento e a eficiência da logística no Brasil.
A revista transformou essa linha do tempo em um pôster exclusivo que você pode baixar agora mesmo, em PDF.
A Easy Doc desempenha um papel crucial ao trazer ganhos de tempo, agilizar o recebimento de faturas em aberto e aumentar a produtividade para as empresas, impactando diretamente no fluxo de caixa e na reputação construída junto aos seus clientes.
Solução beneficia empresas como a Bora Transportes e é a resposta para outras que tiveram prejuízos com a perda de comprovantes de entrega, afetando sua saúde financeira, eficiência operacional, conformidade legal e reputação no mercado
No cenário empresarial moderno, a busca incessante por eficiência operacional, agilidade e sustentabilidade tem levado as empresas de transporte a adotar soluções inovadoras que revolucionam suas práticas tradicionais. Uma dessas soluções é o “canhoto digital”, uma tecnologia que vai muito além de uma simples substituição do comprovante de entrega em papel.
Neste artigo, mergulharemos profundamente no conceito de canhoto digital, explorando seu funcionamento e, mais importante ainda, demonstrando as inúmeras vantagens que ele oferece para as embarcadores e transportadoras quando integrado aos modernos aplicativos de gestão de entrega e coleta.
Entendendo o Canhoto Digital
O canhoto digital não é apenas uma evolução tecnológica; é uma revolução nos processos logísticos tradicionais.
Em vez de aguardar o retorno do motorista – à transportadora ou embarcador para entregar os canhotos das notas fiscais – e isso pode levar dias ou até semanas – essas empresas estão adotando o formato digital, ou seja, o canhoto digitalizado no ato da entrega, que simplifica a gestão e melhora consideravelmente todos os aspectos do ciclo de entrega, o lead time.
O que é o Canhoto Digital?
O canhoto digital é a versão “eletrônica” do comprovante de entrega, “substituindo” o processo moroso e dispendioso de canhotos em papel por uma solução digitalizada.
Ele é geralmente implementado por meio de aplicativos móveis ou softwares de gestão, permitindo que os motoristas registrem, por meio de fotos, as entregas e as coletas de forma eletrônica e em tempo real.
Funcionamento do Canhoto Digital
O processo de canhoto digital é um exemplo perfeito de como a tecnologia pode otimizar processos. Vamos analisar cada etapa de seu funcionamento:
Registro Eletrônico: Quando um motorista recebe os detalhes de uma entrega ou coleta em seu aplicativo de gestão, ele registra todas as informações pertinentes eletronicamente. Isso inclui a data, hora, geolocalização e detalhes específicos da entrega.
Confirmação do Recebimento em Tempo Real: No momento da entrega, o destinatário confirma o recebimento da mercadoria por meio de data e uma assinatura, em seguida, o motorista tira a foto do comprovante obrigatório.
Esses dados são capturados, analisados e feita a validação automática das fotos por meio de Inteligência Artificial e RPA, em tempo real, comparando se a foto é o documento obrigatório, por exemplo, se a Foto do Canhoto corresponde com a Nota Fiscal.
Sincronização e Visibilidade em Tempo Real: As informações são sincronizadas em tempo real com o sistema de gestão centralizado e integrado com o TMS, ERP e outros sistemas.
Isso permite que a equipe de logística e os clientes acompanhem o status das entregas e coletas em tempo real, resultando em um fluxo de informações muito mais ágil e transparente.
Vantagens do Canhoto Digital
Redução de atraso de pagamento: a garantia de rastreabilidade dos comprovantes de entrega até o retorno a transportadora ou embarcador, evita dores de cabeça como: atraso no pagamento, títulos postergados, multas, ineficiência operacional, entre outros problemas comuns com a falta do comprovante.
Aumento da Eficiência: o processo do canhoto digital é mais rápido e preciso do que o método manual de ter que aguardar o retorno do motorista para entregar o comprovante, permitindo que a área responsável pelos comprovantes, possa validar, auditar e reprovar, os comprovantes em tempo real.
Visibilidade Aprimorada: Os aplicativos de gestão permitem o monitoramento em tempo real do progresso das entregas, garantindo uma maior visibilidade para a equipe logística e os clientes.
Integração Completa: O canhoto digital pode ser facilmente integrado aos sistemas de gestão existentes: TMS, ERP, entre outros, melhorando a eficácia geral dos processos.
Sustentabilidade Ambiental: A adoção do canhoto digital contribui para a redução do consumo de papel e impacto ambiental, alinhando-se com as metas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade, já que, uma vez digitalizado, o canhoto em papel pode ser descartado, pois tem validade jurídica.
Comprovantes digitalizados têm valor legal: esta é uma grande preocupação de quem ainda tem dúvida, pois, é de extrema importância que todos os documentos digitalizados tenham valor jurídico.
Atualmente, no mercado, a maioria das ferramentas digitaliza documentos, mas nem todas oferecem valor legal, mas é importante você atentar-se ao escolher, para saber se o aplicativo de gestão de coleta e entrega oferece essa segurança fiscal.
Além disso, a segurança legal para os documentos digitalizados, deve estar baseada na nova legislação brasileira publicada em 2019, com regulamentação específica em 2020, decreto 10.278.
Portanto, esse processo dá valor jurídico aos documentos digitalizados que estiverem adequadamente armazenados, assinados e “lacrados” digitalmente. (ver a solução Comprovante Legal)
Conclusão
A adoção do canhoto digital por meio de aplicativos de gestão de entrega e coleta é muito mais do que uma simples modernização; é uma transformação digital completa da forma como as empresas de transporte operam. Ao “embarcar” nessa mudança, as empresas estão demonstrando compromisso com a eficiência, a inovação e a sustentabilidade.
O canhoto digital não é apenas uma ferramenta, é um estímulo para um futuro mais ágil, responsável e tecnologicamente avançado no setor de logística e transporte.
Em resumo, a transformação digital por meio de aplicativos de gestão de entrega e coleta é uma mudança positiva para embarcadores e transportadoras que pode trazer eficiência, sustentabilidade e satisfação do cliente.
Ao eliminar o papel, reduzir erros e oferecer visibilidade em tempo real, essa tecnologia está redefinindo como as operações logísticas são conduzidas.
Aqueles que adotam o canhoto digital, estão se posicionando para liderar a inovação digital, preparando-se para um futuro mais eficiente e responsável.
Por isso, oferecemos soluções sob medida para o seu negócio!
Nossa tecnologia, com inteligência artificial e RPA, fazem toda a diferença na hora de capturar, analisar e validar seus comprovantes digitalizados no ato da entrega ou coleta.
Não deixe de explorar as opções de captura multicanais disponíveis no nosso site, encontre as soluções que atendam às necessidades específicas da sua empresa.
Oferecemos diversas soluções para facilitar a captura, validação e gerenciamento das entregas e dos Comprovantes de Entrega, por meio de produtos e serviços como:
Certamente, ao adotar uma dessas soluções, sua empresa estará em vantagem competitiva, oferecendo um serviço de maior qualidade, transparência e segurança para seus clientes.
A gestão de coleta e entrega é uma etapa crítica para empresas que buscam um fluxo de logística eficiente. Nesse sentido, a tecnologia desempenha um papel fundamental na otimização e rastreabilidade desse processo.
Uma ferramenta cada vez mais utilizada é o aplicativo mobile, que permite realizar a gestão de coleta e entrega de maneira, fácil, descomplicada e segura, incluindo a captura de fotos dos comprovantes de coleta e entrega.
Neste artigo, exploraremos como essa funcionalidade pode trazer benefícios significativos para a sua empresa. Confira!
Agilidade e precisão com Inteligência Artificial
A captura de fotos dos comprovantes de coleta e entrega por meio de aplicativos mobile elimina a necessidade de documentos físicos, como canhotos de notas fiscais, Dacte’s, recibos, entre outros.
Com essa funcionalidade, motoristas (autônomos, frota própria ou transportadores) podem tirar fotos dos comprovantes e, em tempo real, a imagem é conferida por IA, garantindo a documentação correta da entrega, ou seja, verificando se o número da nota/canhoto ou DACTE, confere com a entrega realizada.
Consequentemente, isso reduz bloqueios e atrasos de pagamentos, devido à contestação de entregas por comprovantes pendentes, ilegíveis ou divergentes, agiliza o fluxo de informações, conciliação de faturas e a performance de prestadores.
Monitoramento em tempo real
Ao utilizar um aplicativo mobile para a gestão de coleta e entrega flexível para Embarcador e Transportador você facilita a captura e acesso a informações em tempo real.
As fotos capturadas são enviadas instantaneamente para um sistema em nuvem, permitindo que você monitore o status das entregas e tenha visibilidade completa do processo, inclusive informações de performance por motorista e transportadora por meio de relatórios e dashboards personalizados.
Isso facilita o acompanhamento e a identificação de possíveis problemas, como ocorrências, devoluções e a tomada de decisões muito mais rápidas.
Prova de coleta e entrega e rastreabilidade
As fotos dos comprovantes de coleta e entrega funcionam como uma prova visual de que a entrega foi realizada conforme o esperado.
Além disso, é possível rastrear e auditar a localização, a condição e a integridade dos itens transportados mediante fotos tiradas na coleta ou entrega.
Caso haja algum problema ou reclamação por parte do cliente, a empresa pode consultar as fotos para comprovar a entrega de forma adequada, evitando disputas desnecessárias e, em muitos casos, até judiciais.
Melhoria na comunicação e colaboração
Os aplicativos mobile para gestão de coleta e entrega permitem uma comunicação mais eficiente e colaborativa entre o motorista e a empresa.
As fotos dos comprovantes, integradas ao TMS (software de gestão de transportes) e/ou ERP (software de gestão empresarial), podem ser visualizadas instantaneamente com outros setores da empresa, como o atendimento ao cliente, o departamento financeiro ou a área de logística.
Como resultado, isso proporciona uma troca de informações mais ágil e evita bloqueios, atrasos ou perda de receita por falta de comprovação de entrega decorrentes de comunicação falha.
Armazenamento e organização de dados
A captura de fotos de comprovantes de coleta e entrega por meio de aplicativos mobile também oferece a vantagem de armazenamento e organização de dados de forma digital.
Essas imagens (fotos dos comprovantes) podem ser facilmente acessadas e arquivadas em um sistema em nuvem integrado, tornando a gestão desses documentos mais eficiente e segura.
Além disso, a possibilidade de realizar buscas pelo número da nota/canhoto agiliza a recuperação de informações importantes para comprovar a entrega quando necessário.
Conclusão
Concluindo, os aplicativos mobile para gestão de coleta e entrega, com a IA para validar automaticamente as fotos de comprovantes, têm o potencial de revolucionar a forma como as empresas lidam com a gestão de entregas, coletas e comprovantes.
Ao utilizar essa tecnologia, sua empresa poderá desfrutar de uma gestão mais ágil, precisa e eficiente, reduzindo erros, melhorando a comunicação e otimizando o fluxo de informações.
Certamente, ao adotar essa solução, sua empresa estará em vantagem competitiva, oferecendo um serviço de maior qualidade, transparência e segurança para seus clientes.
Não deixe de explorar as opções de aplicativos mobile disponíveis no nosso site, encontre as soluções que atendam às necessidades específicas da sua empresa.
Lembre-se de realizar testes para garantir que sua equipe esteja familiarizada com o uso dessas ferramentas e aproveite ao máximo os benefícios que elas oferecem.
Em um mundo cada vez mais digital, a gestão de coleta e entrega com captura de fotos dos comprovantes é uma tendência que está se consolidando.
Aproveite essa oportunidade e transforme a forma como sua empresa lida com esse importante processo logístico.
Digitalize canhotos de notas fiscais, DACTE’s e outros documentos com a Easy Doc e melhore a sua operação logística hoje mesmo.
Aumente a eficiência, a qualidade e a satisfação dos seus clientes, consolidando sua marca como referência em gestão de coleta e entrega com as soluções mobile da Easy Doc: Easy Doc Tracking, Easy Doc Capture App e Easy Doc BOT.
Lead Time na logística: o que é e, por que é tão importante?
O Lead Time é um termo essencial na gestão de processos empresariais, especialmente na logística. Ele se refere ao tempo que leva desde o início de um processo até a sua conclusão, incluindo todas as etapas necessárias para atender às expectativas dos clientes.
Sabemos que todas empresas buscam atender as expectativas dos clientes, não é mesmo? E, para isso acontecer, é importante pensar muito além da qualidade dos produtos e serviços.
Para uma empresa, é fundamental ter o Lead Time otimizado para garantir a satisfação do cliente, a eficiência nos processos e a redução de custos. Isso pode ser alcançado por meio da melhoria contínua dos processos e do uso de tecnologias modernas.
Na logística, o Lead Time é um fator determinante para o sucesso de uma empresa. Cumprir prazos, realizar entregas com qualidade e segurança são aspectos essenciais para garantir a fidelidade dos clientes e o crescimento do negócio.
É, sem dúvidas, o ponto diferencial de uma empresa.
Para entender mais sobre Lead Time, acompanhe nosso post e conheça o significado e a importância deste indicador para seu negócio!
Mas afinal, o que é Lead Time?
Se formos traduzir literalmente, o termo Lead Time significa “tempo de espera”. E, na prática, isso acaba tornando-se verdade. Pois, de forma direta, este conceito acaba representando o período necessário para que um produto seja fabricado até a sua entrega e, querendo ou não, o cliente vive esse tempo de espera.
Por exemplo, ter informações precisas como a data, hora e geolocalização de cada entrega, qual o motorista responsável pela entrega e qual transportadora, mesmo sem roteirização.
Vale ressaltar que, na maioria das vezes, o cliente acaba enxergando apenas o pedido e o recebimento do produto, enquanto a empresa está medindo e controlando o tempo e diversos processos durante todo o ciclo do pedido, porém, o esse ciclo precisa sim ser bem elaborado, para que tudo ocorra conforme o planejado.
Outro ponto importante é que todo time esteja engajado para que o ciclo do Lead Time seja otimizado.
Além disso, a redução do tempo que será gasto nas etapas de trabalho irá proporcionar inúmeros benefícios para o seu negócio, entre eles está a diminuição dos custos, a agilidade de entrega dos seus produtos e, claro, a maior satisfação dos seus clientes.
Qual a importância do Lead Time na Logística?
O Lead Time é um conceito crucial na logística, pois é o tempo que leva desde que um pedido é feito até que o produto ou serviço é entregue ao cliente. Quanto menor o Lead Time, mais rápido o cliente recebe sua encomenda e mais satisfeito ele tende a ficar.
Além disso, medir o Lead Time também pode trazer benefícios como aumento da eficiência operacional, redução de custos e melhoria da qualidade do atendimento ao cliente.
Uma maneira de medir o Lead Time é através da digitalização de comprovantes de entregas, como canhoto de nota fiscal, DACTE e outros documentos que comprovam a entrega de mercadorias.
Chega de colar canhotos em livros fiscais
Atualmente, muitas empresas ainda utilizam o processo tradicional de armazenamento de canhotos em papel, colados em livros fiscais, o que pode causar atrasos e dificuldades no processamento de pedidos.
Ainda, o armazenamento em papel também pode levar a problemas de perda de documentos ou dificuldades na recuperação de informações como a comprovação de uma entrega e, consequentemente, o pagamento do frete.
Ao digitalizar canhotos de notas fiscais, é possível armazenar esses documentos eletronicamente, o que facilita a recuperação de informações e acelera o processamento de pedidos.
A digitalização também pode melhorar a precisão dos dados, pois é possível utilizar tecnologias como OCR e IA para extrair informações automaticamente.
Além disso, a digitalização de canhotos de notas fiscais também pode trazer benefícios adicionais, como a redução de custos com armazenamento e transporte de documentos, melhoria da segurança das informações e aumento da eficiência operacional.
É importante mencionar que a implementação da digitalização de canhotos de notas fiscais pode ser complexa, sendo aconselhável contar com a ajuda de especialistas.
A Easy Doc oferece serviços de digitalização em diversos formatos de captura, armazenamento eletrônico de documentos, além de oferecer suporte e orientação durante todo o processo.
Em resumo, a digitalização de canhotos de notas fiscais pode ser uma ferramenta valiosa para medir o Lead Time e melhorar a eficiência operacional na logística. Além disso, ela também pode trazer benefícios adicionais como redução de custos e melhoria da segurança da informação.
Conclusão
Para concluir, é importante destacar que medir e reduzir do Lead Time é crucial para garantir a satisfação dos clientes e melhorar a competitividade das empresas no mercado.
A digitalização de canhotos de notas fiscais pode ser uma excelente maneira de alcançar essa redução, trazendo benefícios como aumento da eficiência operacional, redução de custos e melhoria da qualidade do atendimento ao cliente.
Quando você se planeja, a operação da sua empresa pode se tornar muito mais eficiente.
Você pode evitar ações reativas e ter dados do desempenho do motorista ou transportador por meio de relatórios e dashboards personalizados.
Se você deseja explorar essa oportunidade e alcançar os benefícios da digitalização comprovantes de entrega, não hesite em falar com os especialistas da Easy Doc.
Com sua experiência e conhecimento, eles podem guiá-lo pelo processo e ajudá-lo a alcançar a medição do Lead Time que você precisa para melhorar sua logística e aumentar a satisfação dos clientes.
Não perca mais tempo e aproveite as oportunidades, digitalize canhotos de notas fiscais, DACTE’s e outros documentos com a Easy Doc e melhore a sua operação logística hoje mesmo.
Souza Cruz (BAT Brasil): uma parceria que zerou a contestação de entrega e ainda eliminou a guarda de canhoto em papel com a solução Comprovante Legal!
Toda empresa visa ter processos mais inteligentes, não é mesmo? E todo processo eficiente está ligado à agilidade. Para que você tenha um processo de gestão de coletas e entregas inteligente e eficiente na sua empresa, é necessário que várias etapas funcionem perfeitamente, além disso, é importante ter informações exatas de alguns procedimentos.
No entanto, na maioria das vezes, a quantia imensa de papéis, notas fiscais, canhotos, DACTEs, falta de informações em tempo real e tantos outros “empecilhos”, acabam afetando a eficiência de uma coleta e/ou entrega e, consequentemente, a sua operação.
Neste artigo, vamos apresentar para você, formas de driblar os desafios que impedem sua empresa de ter um processo de gestão de coletas e entregas mais inteligente e eficiente. Vamos lá?
1. Monitore suas entregas e coletas
Certamente, um dos fatores que mais impactam na eficácia da gestão de coletas e entregas da sua empresa é poder ter controle e gestão dos comprovantes de entrega.
Por exemplo, ter informações precisas como a data, hora e geolocalização de cada entrega, qual o motorista responsável pela entrega e qual transportadora, mesmo sem roteirização.
Estes tipos de informações auxiliam você a detectar anormalidades na rota, ocorrências e atrasos, ou, ainda, imprevistos, previsão e efetivação da entrega.
Por isso, sua operação precisa imediatamente de uma solução robusta com tecnologias inteligentes para operar de forma mais eficiente e segura.
2. Organize seus comprovantes
Inegavelmente, saber onde seus comprovantes, notas fiscais, canhotos e DACTEs estão e conseguir encontrá-los de forma muito mais rápida, vai fazer com que o processo seja muito menos moroso. Além disso, a melhor forma de organizar suas informações é organizando tudo em um só lugar, para poder encontrá-las com poucos cliques.
Com isso, você unifica informações e agiliza processos!
3. Utilize dados ao seu favor
Inquestionavelmente, quando você utiliza soluções inteligentes, como a Inteligência Artificial e RPA, por exemplo em seus processos, é possível extrair diversos dados e, com isso, sua equipe conseguir monitorar e criar estratégias que gerem resultados positivos para a sua empresa.
Além disso, é possível entender o que pode ser melhorado, o que pode ser mantido e o que deve ser retirado dessa rotina.
Quando você se planeja, a operação da sua empresa pode se tornar muito mais eficiente. Além do mais, você pode evitar ações reativas e ter dados da performance do motorista ou transportador por meio de relatórios e dashboards personalizados.
4.Automatize seus processos
Quando a rotina é agitada, muitas vezes, o profissional não se dá conta da importância de automatizar processos.
Os benefícios são muitos, pois além de representar uma melhora na gestão de processos, a automatização permite que seus colaboradores possam exercer funções mais estratégicas.
A melhora da experiência do cliente, com entregas cada vez mais rápidas é uma delas!
Sem contar que fica muito mais fácil de se obter informações reais e confiáveis, além de e reduzir o Lead time consideravelmente.
Quer um exemplo prático?
Quando um motorista precisa comprovar a entrega e digitaliza os comprovantes apenas no fim dia ou quando, obrigatoriamente, tem que retornar a transportadora/empresa, para entregar esses comprovantes, ele e a empresa perdem tempo e dinheiro.
Porém, quando o processo é automatizado, com soluções inteligentes e que são capazes de digitalizar, de diversas formas, qualquer tipo de documento com qualidade e extrair dados, ele utiliza dessa comprovação digital, e as informações são enviadas, em tempo real, ao transportador. Ou seja, muito mais prático!
Conclusão
É importante reconhecer que a sua empresa necessita organizar sua forma de digitalizar documentos de comprovação e agilizar processos.
Ao ter essa percepção, você poderá dar o primeiro passo na transformação digital do seu negócio e tornar os processos de entregas e coletas muito mais inteligentes!
Contudo, ao escolher um software de qualidade, você estará tomando a melhor decisão para o seu negócio.
Quer saber mais como obter um processo de gestão de coletas e entregas mais inteligente e eficiente?
Em algum momento, você já ouviu falar em BOT (abreviação de robot, robô em inglês), não é mesmo? Ou, você até já utiliza alguns tipos de BOTs e nem se dá conta da existência dele na automação de processos no seu dia a dia.
Imagine esse cenário, você utilizando um BOT para agilizar tarefas rotineiras, como por exemplo, solicitar e receber documentos, com análise por RPA em tempo real, com as regras personalizadas e validação dos dados para sua empresa.
E isso, sem você ter nenhum tipo de esforço, basta contratar uma empresa especialista e o BOT customizado fará tudo por você.
Parece até coisa de outro mundo, né? Mas não! Isso já faz parte da rotina de muitas empresas!
Apostar em um BOT na automação de processos da sua empresa pode ser a resposta para sua pergunta, pois essa ferramenta pode auxiliar a entregar uma gestão mais eficiente dos documentos e informações para prestação de contas com clientes, medição de performance de seus fornecedores entre outros benefícios.
Neste post, vamos mostrar quais os principais benefícios em utilizar um BOT na automação de processos da rotina de sua empresa. Se você quer saber mais e entender como essa tecnologia pode fazer diferença para seu negócio, acompanhe nosso artigo!
Como um BOT pode ajudar na rotina de uma empresa?
As mudanças começaram a ocorrer principalmente na época da pandemia da COVID, pois com o isolamento, muitas pessoas passaram a comprar de forma online e, com isso, o setor de logística precisou garantir que as entregas na casa dos clientes fossem feitas de forma eficiente e dentro do prazo estabelecido.
Além disso, o trabalho remoto também passou a fazer parte da rotina dos brasileiros. Pessoas espalhadas pelo país inteiro trabalhando em qualquer canto do Brasil. Por isso, viu-se a necessidade de modernizar, também, o processo de contratação.
Sem contar outras rotinas que foram modificadas com a pandemia, que acabaram fazendo com que evoluíssemos tecnologicamente de forma muito mais rápida, impactando, principalmente, na introdução dos BOTs na rotina das empresas.
Mas, além dessas mudanças, existem muitos outros benefícios que os BOTs trouxeram para os negócios. Vamos conferir?
1. Atendimento mais ágil
Cumprir prazos é primordial para qualquer setor. Isso significa que sua empresa está oferecendo um serviço de excelência ao cliente. Quando você garante um atendimento mais rápido, para esclarecer dúvidas sobre status de uma entrega, por exemplo, você estará na frente de quem não oferece esse tipo de atendimento.
Ao utilizar um BOT, você pode atender clientes internos e externos muito mais rápido, evitando problemas futuros.
2. Integração com sistemas de gestão
Ao integrar o BOT a um sistema de gestão, como por exemplo: um TMS ou ERP, você consegue ter um amplo acesso a todos os dados importantes sobre sua empresa, seus clientes e fornecedores, assim, auxiliando na tomada de decisões de forma mais assertiva.
3.Disponibilidade 24h por dia, sete dias da semana
Imagina funcionar full time? Desta forma, assim que seu cliente ou seu colaborador precisar de qualquer informação mais básica vinda de você, ele terá a resposta o mais rápido possível.
4.Relatórios 100% personalizados
Ao ter uma ferramenta de chatbot que permite extrair e enviar dados, fica mais fácil gerar relatórios personalizados em tempo real! Desta forma, é possível que decisões estratégicas, baseadas em dados reais, sejam tomadas. Além disso, é possível identificar gargalos e pontos de melhorias nas operações.
Quando você integra o BOT ao seu sistema de gestão, os relatórios serão muito mais completos e você conseguirá criar um planejamento muito mais eficiente para o seu negócio.
5.Equipe mais produtiva
Ao agilizar processos, seu time tem tempo livre disponível. Quando sua empresa utiliza uma ferramenta que desafoga sua equipe, seus colaboradores podem se dedicar a pensar sobre estratégias para seus setores, podendo agregar muito mais valor para seu negócio.
6.Controle de processamento
Tudo que for solicitado, entregue, coletado, alterado ou cancelado, vai sendo encaminhado, em tempo real, para a nuvem, obtendo assim, informações, segurança no processo e automação do fluxo de trabalho da sua equipe. Desta forma, fica muito mais fácil ter controle do que acontece na sua operação.
7.Acompanhamento do andamento da entrega
Toda atualização que as entregas ou coletas tiverem, ou seja, o acompanhamento, você terá em suas mãos em tempo real. A melhor forma de poder ter o controle do que acontece e poder tomar decisões preditivas.
8.Agilidade nas contratações de colaboradores
Ao utilizar um chatbot no processo de contratação de colaboradores, você agiliza o envio de dezenas de fotos de documentos necessários a contratação em minutos, com isso, permite que sua equipe de Recursos Humanos atue de forma muito mais estratégica dentro da sua empresa.
Conclusão
Levando em conta todos esses benefícios, é possível concluir que outro grande benefício da utilização de BOTs é a diminuição de erros, a diminuição de retrabalho, além de poder trabalhar de forma preditiva.
Ao utilizar um sistema de automatização baseado em extração, captura de dados e inteligência artificial, como um BOT, é possível ter total controle das informações que tramitam em cada processo de uma operação. Sem contar que, caso ocorram erros, os BOTs podem ser uma fonte rápida de consulta para retomar a atividade rapidamente.
Resumindo, implementar um BOT na sua empresa trará muitos benefícios para você e seus colaboradores, aumentando a produtividade, diminuindo erros e reduzindo custos operacionais. Ou seja, você só tem a ganhar!
Quer saber mais sobre chatbot e conhecer seus benefícios na prática?
Do modelo mais simples ao modelo mais completo, os smartphones oferecem diversas ferramentas para o dia a dia de qualquer usuário.
Para profissionais, então, os aplicativos são inúmeros. Seja para facilitar a rotina, ou para ter controle de demandas, os APPs se tornaram ferramentas indispensáveis de trabalho para todas as profissões.
Para os caminhoneiros não é diferente. O dia a dia, que normalmente é caótico, com trânsito movimentado, vias com velocidade reduzida, violência nas estradas, estradas esburacadas e tantos outros problemas, são apenas alguns dos empecilhos que os profissionais do setor de transporte e operadores logísticos enfrentam. Desta forma, os aplicativos para os transportadores e embarcadores servem como a melhor alternativa para a rotina das estradas.
E não é uma surpresa que o número de motoristas usando aplicativos aumenta a cada dia e, com isso, muitas empresas acabam adotando ferramentas de trabalho que funcionam através de APPs.
Um dos segmentos que adotou este tipo de ferramenta, é o de entregas e coletas de mercadorias que, ao utilizar a tecnologia como aliada, fez com que as ocorrências e reentregas diminuíssem e a economia tornou-se evidente desde o primeiro uso.
Quer saber como os aplicativos fazem toda a diferença na comunicação dos caminhoneiros (transportadores e embarcadores) com seus destinatários? Acompanhe o nosso post!
Por que aderir aos aplicativos?
Segundo a pesquisa CNT Perfil do Caminhoneiro 2019, da Confederação Nacional de Transporte, 87,8% dos caminhoneiros fazem uso de smartphones, tablets e notebooks para acessar informações importantes do seu trabalho. Ou seja, é praticamente unânime o uso de alguma ferramenta tecnológica na rotina de transportadores e embarcadores.
Vale ressaltar, também, que 98% destes profissionais utilizam de forma prioritária smartphones para acessar a internet e 90,6% a acessa diariamente.
Quais os principais benefícios dos aplicativos para os caminhoneiros?
Como é possível perceber, os aplicativos são muito úteis para todos os tipos de situações para a rotina dos motoristas. Um dos principais objetivos, nesse caso, é a facilidade de comunicação entre o profissional, seu contratante e o destinatário.
Outro benefício que causa impacto positivo na relação caminhoneiro x contratante x destinatário, é poder existir o compartilhamento da roteirização de coleta e entrega. Além disso, algumas ferramentas permitem que esse tipo compartilhamento seja feito em tempo real.
Vale ressaltar outro diferencial que só aplicativos que utilizam inteligência artificial podem oferecer, que é a captura de documentos, como foto de Notas Fiscais, Canhotos de Notas Fiscais, DACTE’s, entre outros documentos, com leitura 100% efetiva, sem contar o armazenamento na nuvem. Onde o contratante pode acessar os documentos capturados a qualquer momento.
Economia de tempo de dinheiro
Não podemos esquecer de falar sobre um dos maiores benefícios, tanto para caminhoneiros, quanto para contratantes, que é a economia, seja ela de tempo ou dinheiro.
Ao ter acesso a informações, como previsão de entrega em tempo real, foto de documentos legíveis e validade jurídica dos comprovantes digitalizados, atraso ou perda de receita por falta de visibilidade e gestão na comprovação das entregas ou coletas, reduz drasticamente, potencializando a rentabilidade da parceria.
Conclusão
É possível perceber que quem adere à tecnologia e aplicativos só tem a ganhar, além de economizar tempo e dinheiro, pode conquistar grandes parcerias baseadas na confiança e na troca segura de informações. Por isso, convidamos você a conhecer nossas soluções Easy Doc Tracking, Easy Doc Capture App e Easy Doc BOT.
Às vezes, digitalizar seus processos e optar por um aplicativo de gestão de coleta e entrega pode parecer algo muito distante, mas não é! Você pode começar essa transformação hoje e ver as mudanças acontecendo rapidamente. Este é o tipo de investimento que vai impactar positivamente o seu negócio.
Reduza ocorrências e reentregas, melhorando o nível de serviço com informações e comprovações em tempo real, sobre o andamento e baixa das entregas. Acabe com a gestão dos comprovantes em papel.
A Aluminorte, uma das maiores revendedoras de perfis de alumínio e acessórios do país, explica como seu processo de gestão de entregas e comprovantes ficou mais rápida e eficaz a partir da implementação da solução Easy Doc Tracking.