8 benefícios ao utilizar BOTs na automação de processos

O Benefícios ao utilizar o Easy Doc BOT na Automação de Processos
Os Benefícios ao utilizar o Easy Doc BOT na Automação de Processos

Em algum momento, você já ouviu falar em BOT (abreviação de robot, robô em inglês), não é mesmo? Ou, você até já utiliza alguns tipos de BOTs e nem se dá conta da existência dele na automação de processos no seu dia a dia.

Imagine esse cenário, você utilizando um BOT para agilizar tarefas rotineiras, como por exemplo, solicitar e receber documentos, com análise por RPA em tempo real, com as regras personalizadas e validação dos dados para sua empresa.

E isso, sem você ter nenhum tipo de esforço, basta contratar uma empresa especialista e o BOT customizado fará tudo por você.

Parece até coisa de outro mundo, né? Mas não! Isso já faz parte da rotina de muitas empresas!

Apostar em um BOT na automação de processos da sua empresa pode ser a resposta para sua pergunta, pois essa ferramenta pode auxiliar a entregar uma gestão mais eficiente dos documentos e informações para prestação de contas com clientes, medição de performance de seus fornecedores entre outros benefícios.

Neste post, vamos mostrar quais os principais benefícios em utilizar um BOT na automação de processos da rotina de sua empresa. Se você quer saber mais e entender como essa tecnologia pode fazer diferença para seu negócio, acompanhe nosso artigo!

Como um BOT pode ajudar na rotina de uma empresa?

As mudanças começaram a ocorrer principalmente na época da pandemia da COVID, pois com o isolamento, muitas pessoas passaram a comprar de forma online e, com isso, o setor de logística precisou garantir que as entregas na casa dos clientes fossem feitas de forma eficiente e dentro do prazo estabelecido.

Além disso, o trabalho remoto também passou a fazer parte da rotina dos brasileiros. Pessoas espalhadas pelo país inteiro trabalhando em qualquer canto do Brasil. Por isso, viu-se a necessidade de modernizar, também, o processo de contratação.

Sem contar outras rotinas que foram modificadas com a pandemia, que acabaram fazendo com que evoluíssemos tecnologicamente de forma muito mais rápida, impactando, principalmente, na introdução dos BOTs na rotina das empresas.

Mas, além dessas mudanças, existem muitos outros benefícios que os BOTs trouxeram para os negócios. Vamos conferir?

1. Atendimento mais ágil

Cumprir prazos é primordial para qualquer setor. Isso significa que sua empresa está oferecendo um serviço de excelência ao cliente. Quando você garante um atendimento mais rápido, para esclarecer dúvidas sobre status de uma entrega, por exemplo, você estará na frente de quem não oferece esse tipo de atendimento.

Ao utilizar um BOT, você pode atender clientes internos e externos muito mais rápido, evitando problemas futuros.

2. Integração com sistemas de gestão

Ao integrar o BOT a um sistema de gestão, como por exemplo: um TMS ou ERP, você consegue ter um amplo acesso a todos os dados importantes sobre sua empresa, seus clientes e fornecedores, assim, auxiliando na tomada de decisões de forma mais assertiva.

3. Disponibilidade 24h por dia, sete dias da semana

Imagina funcionar full time? Desta forma, assim que seu cliente ou seu colaborador precisar de qualquer informação mais básica vinda de você, ele terá a resposta o mais rápido possível.

4. Relatórios 100% personalizados

Ao ter uma ferramenta de chatbot que permite extrair e enviar dados, fica mais fácil gerar relatórios personalizados em tempo real! Desta forma, é possível que decisões estratégicas, baseadas em dados reais, sejam tomadas. Além disso, é possível identificar gargalos e pontos de melhorias nas operações.

Quando você integra o BOT ao seu sistema de gestão, os relatórios serão muito mais completos e você conseguirá criar um planejamento muito mais eficiente para o seu negócio.

5. Equipe mais produtiva

Ao agilizar processos, seu time tem tempo livre disponível. Quando sua empresa utiliza uma ferramenta que desafoga sua equipe, seus colaboradores podem se dedicar a pensar sobre estratégias para seus setores, podendo agregar muito mais valor para seu negócio.

6. Controle de processamento

Tudo que for solicitado, entregue, coletado, alterado ou cancelado, vai sendo encaminhado, em tempo real, para a nuvem, obtendo assim, informações, segurança no processo e automação do fluxo de trabalho da sua equipe. Desta forma, fica muito mais fácil ter controle do que acontece na sua operação.

7. Acompanhamento do andamento da entrega

Toda atualização que as entregas ou coletas tiverem, ou seja, o acompanhamento, você terá em suas mãos em tempo real. A melhor forma de poder ter o controle do que acontece e poder tomar decisões preditivas.

8. Agilidade nas contratações de colaboradores

Ao utilizar um chatbot no processo de contratação de colaboradores, você agiliza o envio de dezenas de fotos de documentos necessários a contratação em minutos, com isso, permite que sua equipe de Recursos Humanos atue de forma muito mais estratégica dentro da sua empresa.

Conclusão

Levando em conta todos esses benefícios, é possível concluir que outro grande benefício da utilização de BOTs é a diminuição de erros, a diminuição de retrabalho, além de poder trabalhar de forma preditiva.

Ao utilizar um sistema de automatização baseado em extração, captura de dados e inteligência artificial, como um BOT, é possível ter total controle das informações que tramitam em cada processo de uma operação. Sem contar que, caso ocorram erros, os BOTs podem ser uma fonte rápida de consulta para retomar a atividade rapidamente.

Resumindo, implementar um BOT na sua empresa trará muitos benefícios para você e seus colaboradores, aumentando a produtividade, diminuindo erros e reduzindo custos operacionais. Ou seja, você só tem a ganhar!

Quer saber mais sobre chatbot e conhecer seus benefícios na prática?

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