Terceirizar, mais do que transferir a responsabilidade, é uma forma inteligente de agregar eficiência e transparência ao processo
Extremamente relevante para o desenvolvimento empresarial, a gestão de frete, para muitos gestores e empreendedores, ainda é sinônimo de complexidade, por conta dos custos logísticos envolvidos, da enormidade de detalhes que envolvem a operação e que devem ser conferidos com atenção.
São essas questões que tornam interessante a terceirização do processo, mas delegar a um terceiro o transporte não significa necessariamente eliminar o dever de gerenciar o frete, atividade de importância crucial para o sucesso do negócio, principalmente com a realidade da logística 4.0.
As novas tecnologias têm implementado mudanças no cotidiano empresarial, mas é fato que o transporte ainda é a etapa que consome significativa parcela do orçamento das empresas e, fazer com que esses gastos sejam controláveis sem afetar a qualidade do serviço é um dos grandes desafios do especialista em gerir a logística moderna.
A gestão de frete é crucial nesse cenário, já que sua eficiência (ou a falta dela), pode ser preponderante na decisão de compra na ponta do varejo, em uma parceria de comércio e na formação da expectativa quanto à credibilidade do negócio.
O papel da gestão de frete no e-commerce
O frete ganhou ainda mais notoriedade com a propagação do comércio eletrônico. Realizar as entregas dentro do prazo e fazer com que elas cheguem intactas ao consumidor é um fator de diferenciação, também no e-commerce e, a gestão eficiente do frete é que assegura essa satisfação. Só é possível galgar um crescimento se a empresa conseguir se destacar de seus concorrentes com uma gestão de frete moderna e eficiente.
Todavia, embora grande parte das empresas se utilizem de plataformas para a gestão de frete, o trabalho é sim executado pelo gestor. Ou seja, mesmo com um sistema TMS fornecendo dados e auxiliando na interpretação dos indicadores de desempenho, o papel do gerente é indispensável para analisar, planejar e executar as ações.
Não são poucas as vantagens de uma gestão eficiente, pois além da empresa obter maior margem de lucros e maior redução de custos, também tem melhor aproveitamento dos ativos, redução do prazo de entrega e elevação da disponibilidade de produtos.
Superando os desafios do transporte
A gestão eficiente do frete é tão importante que também tem a atribuição de auxiliar na superação dos desafios do transporte, que não são poucos. Começando pela dificuldade de manter-se competitivo num mercado tão concorrido, passando pela falta de segurança e pela precária infraestrutura da malha rodoviária brasileira.
Para termos uma ideia do tamanho desse desafio, é sabido que mais de 70% de toda a carga que circula no País é transportada por rodovias e estradas. E, segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), desde 2017 a qualidade das rodovias só piora, sendo que 61% das estradas brasileiras foram classificadas como regular, ruim ou péssimas.
Algumas práticas são fundamentais para otimizar a gestão de frete:
- Antecipar a demanda – realizar um planejamento prévio aumenta a possibilidade de eliminar os erros e reduzir ocorrências que possam significar atrasos nas entregas. Por isso, uma gestão de estoques baseada na provável demanda é bem providencial.
- Manter uma parceria amigável com o fornecedor – um setor só opera com qualidade quando existe um relacionamento de confiança com os fornecedores eficientes e transparentes. Essa relação de confiança pode ajudar o empresário a colocar em prática um novo plano caso haja alguma intercorrência.
- Montar uma estratégia de entrega – imprescindível para a obtenção de bons resultados. É imperativo que o gestor compreenda suas necessidades para planejar qual o processo de transporte é mais adequado.
- Monitoramento em tempo real – a tecnologia tem sido uma grande aliada no setor de logística. Inúmeros recursos e ferramentas foram incorporadas, o que tornou o trabalho mais ágil, seguro e eficiente. Foi uma revolução a possibilidade de acompanhar a localização da mercadoria e verificar se o percurso está sendo cumprido com segurança e dentro do prazo.
- Terceirizar para melhorar – tendência interessante e que transfere grandes responsabilidades para quem está preparado e treinado para isso, conferindo maior profissionalismo ao processo.
Gestão dos comprovantes de entrega
No fluxo de trabalho das transportadoras, o comprovante de entrega é fundamental para dar continuidade à gestão do serviço. Quando o processo depende de um comprovante impresso, pode levar muitos dias para que o documento seja entregue à administração, para só depois comunicar o cliente sobre a conclusão da entrega. Isso traz lentidão para concluir o processo e para recebimento do valor do frete.
Outra situação muito comum é quando o cliente da transportadora solicita a conferência do comprovante de entrega. Quando impressos, podem ser armazenados em outro lugar, diferente de onde o gestor está alocado.
Com a digitalização e gestão profissional desses documentos é possível o compartilhamento de informações em tempo real, além de integrar as atividades, aumentando a consciência e o controle sobre qualquer alteração na atividade.
A digitalização é uma realidade no ramo dos transportes, tanto de documentos, quanto de processos. As notas fiscais e os Conhecimentos de Transporte (CT-e) foram apenas os primeiros passos para que empresas e autônomos do setor se iniciem nos processos digitais.
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